Páginas

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

É PRECISO DIZER NÃO!





*Por Luciano Lima 

 
Vivemos em uma sociedade que cada vez mais cultua o TER em detrimento do SER. Vivemos em uma sociedade onde o jovem pode tudo e onde o mundo da família, da escola e dos amigos estão cada vez mais distantes um do outro. Vivemos em uma sociedade que entende que AUTORIDADE é AUTORITARISMO. 

 
A grande verdade é que o mundo está carente de NÃOS. Pais e professores morrem de medo de dizer NÃO às crianças. E o que pode criar um monstro? Índole? A mídia e a influência da TV? A situação social? Eu acredito que criamos monstros pela permissividade da sociedade e das autoridades constituidas, e também pela ausência e falta de autoridade da família. 

 
É preciso aprender a dizer NÃO! Hoje, infelizmente, no atual quadro de desrespeito, não há mais autoridade a ser enfrentada na maioria das escolas. Quem não escuta o NÃO acaba crendo que não há limites. É imprescindível que as crianças e adolescentes entendem que o mundo não é só deles. É preciso que a família, a escola e o poder público reassumam sua autoridade e, principalmente, credibilidade.

 
Não defendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acredito que crianças e adolescentes criados com amor conseguem entender uma sanção do pai ou da mãe, um castigo, um NÃO. Pode está ai a solução para violência cada vez mais desmedida e absurda nos dias de hoje.

 
É preciso aprender que o NÃO também protege, ensina e prepara.
*Luciano Lima é historiador, radialista e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário